Tudo o que você precisa saber sobre recuperação de crédito em 2021

Durante o último mês de maio, trouxemos diversas dicas essenciais para auxiliar sua empresa a realizar o melhor planejamento para recuperação de créditos. Na publicação de hoje, vamos revisar alguns pontos que não podem deixar de fazer parte do dia a dia do setor de cobrança da sua empresa em 2021.

Planejamento

Para uma cobrança mais eficaz, é importante que ela já seja planejada desde o primeiro encontro com o cliente. Antes mesmo de concretizar a venda do produto ou serviço, é necessário planejar esse pacto, se munindo do maior número de informações possíveis caso uma futura cobrança se faça necessária.

Automação dos processos

Para reunir essas informações, fazer bom uso das ferramentas digitais é fundamental. É através das informações recolhidas nestas ferramentas que seu setor de cobrança vai poder analisar se o possível cliente tem condições de honrar o compromisso que está para ser pactuado.

Régua de Cobrança

Em posse das informações do cliente, após a venda do produto ou serviço o setor de cobrança vai poder estabelecer a Régua de Cobrança. Isso significa estabelecer a estratégia, prazos e forma em que uma eventual cobrança será realizada. Tudo feito de acordo com o perfil do cliente já traçado com os dados recolhidos nas ferramentas digitais.

Ciclo de Cobrança

Complementando a Régua do Cobrança, é no ciclo que será decidido o momento para fazer uma cobrança formal, dado prazo final para pagamento e estabelecidos os momentos para realizar cobranças tanto de forma extrajudicial como judicial.

Cobrança e negociação

Sempre reforçamos que é importante não ter medo de cobrar de forma rápida e assertiva. Quanto maior ou menos planejada for a cobrança, mais difícil será a recuperação do crédito. No entanto, tão importante quanto cobrar é saber negociar.

Quando um devedor deixa claro que passa por um momento de dificuldades e pede para renegociar o contrato pactuado mesmo antes de existir um inadimplemento, reveja essa possibilidade. Muitas vezes ceder um pouco pode evitar uma dívida mais complicada de se cobrar no futuro. Além do fato de que, além de viabilizar o recebimento de crédito, essa renegociação ainda mostrará ao cliente que sua empresa valoriza a relação criada.

A equipe de especialistas em recuperação de crédito do Coelho & Tachy Advogados fica à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema.