Já imaginou saber exatamente qual é o melhor momento e a melhor forma de iniciar a cobrança junto ao cliente devedor? Pois saiba que isso é perfeitamente possível ao utilizar as ferramentas certas. Na semana passada, trouxemos aqui no blog 7 dicas para evitar perder dinheiro ao negociar dívidas, e hoje, para complementar, vamos falar sobre as ferramentas digitais disponíveis para aumentar a assertividade do processo de cobrança.
Já aprendemos que, para recuperar crédito com eficiência, existe uma série de passos a serem seguidos. É importante fazer uma análise do perfil do cliente, criar uma segmentação, avaliar o melhor método e estabelecer uma régua de cobrança para, enfim, realizar o fluxo de cobrança. Para controlar tudo isso, existem algumas ferramentas digitais de auxílio que, com a expertise ou a consultoria certa, vão apresentar resultados da maneira mais otimizada possível.
Aposte na automação
Existem plataformas que, com a inserção de um único dado, tornam possível capturar diversas informações de um devedor. Estes sistemas automáticos otimizam a captação dos dados necessários para a cobrança.
Com base nos dados coletados, é possível segmentar clientes e dívidas. A partir deste momento, é hora de analisar o perfil segmentado do cliente para buscar a melhor régua de cobrança a ser aplicada. A régua de cobrança diz sobre a melhor forma e o momento ideal para cobrar.
Estas plataformas digitais de automação, com os dados inseridos, vão fazer a escolha se é melhor enviar um SMS, uma mensagem via WhatsApp, uma ligação automática e etc. Tudo de acordo com o perfil de cada cliente.
Isso ajuda a reduzir erros humanos e a demora na prestação do serviços. Saber a melhor forma e hora de iniciar a cobrança aumenta consideravelmente as chances de recuperar o crédito.
Score de cobrança
Quando chega ao momento da inadimplência, é necessária uma estratégia para reaver o crédito de forma mais rápida e menos custosa. Para auxiliar nessa tarefa, existem ferramentas que fazem o Score de Cobrança, ou seja, analisam o perfil da inadimplência do devedor.
Mas como funciona? Explicamos: a ferramenta analisa que sua empresa tem um devedor com apenas um ou dois débitos e um faturamento regular de padrão razoável. Isso indica que esse devedor não deixou de pagar por estar com dificuldades. Talvez tenha sido um esquecimento ou outra razão mais simples de solucionar. Com essas informações, é indicado iniciar seu processo de cobrança por esse devedor. Pelo histórico de bom crédito, esse deve ser um processo rápido e simples para recuperação dos valores.
Se a ferramenta indicar que o cliente está com dificuldades financeiras, uma série de outras dívidas e faturamento instável, será necessário utilizar outro método. Neste caso, é recomendável acelerar seu ciclo de cobrança para chegar mais rápido às medidas mais restritivas. Para este tipo de cliente, quem toma medidas mais rápidas tem maior chance de alcançar o patrimônio do devedor para conseguir recuperar o crédito.
Em todos os casos, o fato em comum é: quanto mais informações sua empresa tiver, melhor será o processo de cobrança. Por isso, as ferramentas digitais se fazem tão necessárias. Mas cabe ressaltar que, tão importante quanto ter a informação, é ter alguém com a expertise para traduzi-las, aplicá-las e transformá-las em resultados efetivos.
A célula de recuperação de crédito do Coelho & Tachy Advogados fica à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema.