*Por Sabrina Almeida
Em meio às transformações nas carreiras e no universo digital, uma nova geração de profissionais passou a ocupar o maior número de postos de trabalho. Estamos falando da Geração Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010).
Menos preocupados com a estabilidade no emprego, a alta rotatividade é uma característica comum entre esses profissionais. Essa geração está disposta a buscar novas oportunidades e experiências em diferentes empresas, em vez de permanecer em um único emprego por um longo período, como eram adeptas as gerações anteriores.
Assim, a busca constante desses grupos por colocação no mercado está impulsionando as empresas a repensarem os benefícios oferecidos além do salário e em como se adaptar às novas necessidades para atrair e reter talentos.9
Isto porque, dentre os benefícios procurados pelos jovens profissionais, estão a (i) flexibilidade em relação ao horário de trabalho e ao local de atuação; (ii) desenvolvimento profissional; (iii) equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e; (iv) cultura organizacional. Portanto, quando estamos diante da seara trabalhista, recursos humanos e departamento pessoal, nos deparamos com os desafios dos impactos da nova geração no mercado de trabalho.
Mas como a chegada desses profissionais faz com que as empresas repensem os diferentes modos de interação pessoal e profissional?
Com a força de trabalho cada vez mais jovem e mais conectada a tecnologias, o recrutamento e seleção de profissionais pertencentes às novas gerações fogem completamente do convencional. No mercado de trabalho, eles não escolhem um emprego apenas pela proposta financeira ou possibilidade de crescimento na carreira. Para essas pessoas, pesa muito qual é a razão de existência da empresa, desse modo, empresas com propósitos bem definidos costumam atrair o interesse desses profissionais.
Nesse sentido, as empresas necessitam cada vez mais de recursos humanos qualificados com a função de se aproximar e criar conexões reais, afastando a instabilidade das relações de trabalho, utilizando formas de atrair, motivar e engajar esses profissionais, com práticas e estratégias modernas. O objetivo é desenvolver ambientes de trabalho que compreendam as necessidades e demandas características dessas novas gerações. Dessa forma, as empresas terão melhores condições para atrair e reter talentos no longo prazo.
Portanto, ao adotar essas ações, contando sempre com o suporte do jurídico trabalhista, as empresas estarão mais preparadas para enfrentar os novos desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelas novas geração de profissionais.