A pandemia da COVID-19 agravou um cenário de crise econômica que ainda vai acarretar em um inevitável aumento da inadimplência no futuro. Por isso, é fundamental que as empresas tenham um planejamento seguro de recuperação de crédito.
A recuperação de crédito é mais que ligar e cobrar, é planejar antes mesmo de fechar o negócio inicial. Diante disto, vamos listar aqui algumas dicas para sua empresa superar as dificuldades com devedores e manter seu fluxo de caixa sem deteriorar a relação com os clientes.
Planejamento é a base tudo
Sim, vamos sempre bater nesta tecla. É importantíssimo se planejar, até mesmo antes de fechar a venda do produto ou serviço. É necessário pensar cautelosamente em como essa relação com o cliente será pactuada.
Desde o momento em que se encontra a primeira vez com o cliente, passando pela forma como a negociação será selada, até o pós-venda com cobrança extrajudicial ou até mesmo judicial, tudo deve estar no planejamento. Quanto maior for a prevenção, menor o risco de inadimplência.
Entenda o perfil do seu cliente
Analise o perfil do seu cliente de acordo com a sua atividade econômica. Saiba de antemão se esse cliente tem condições de honrar os compromissos que serão firmados e se possui patrimônio para uma cobrança posterior.
Mapeie os canais de contato com esse cliente e mantenha os dados cadastrais atualizados. Essas informações serão ainda mais importantes caso seja necessária uma ação judicial para a recuperação de crédito.
Utilize a tecnologia
Faça uso das ferramentas que possibilitam levantar informações sobre seu cliente. Instrumento de banco de dados, plataformas de cobrança, de dados cadastrais e etc. Através destas ferramentas é possível conhecer até mesmo o patrimônio das empresas.
Imagina fechar a venda de um produto ou serviço de alto valor sem saber se a outra parte tem patrimônio para honrar o compromisso? Existem ferramentas tecnológicas que permitem saber isso e ainda munir de informações caso seja necessário cobrar através de uma ação judicial.
Revise os parâmetros de transação
Sempre esteja atento às estratégias e os ajustes das métricas de cobrança. Será que sua forma de negociação atual ainda é eficaz? Você sabe quais são os documentos necessários para poder cobrar uma inadimplência judicialmente? E quais são os documentos para que essa cobrança seja rápida?
Isso não significa que todas as suas transações devem ser feitas de uma única forma, mas sim que é necessário ajustá-las de acordo com o perfil de cada negócio.
Não tenha medo de cobrar
É comum que as empresas, prezando por manter uma boa relação com o cliente, demorem a iniciar o processo de cobrança. Contudo, quanto maior for essa demora, mais difícil fica recuperar o crédito. Com o planejamento adequado, é possível já realizar a cobrança sem perder essa relação.
A equipe de especialistas em recuperação de crédito do Coelho & Tachy Advogados fica à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema.